Porta de Aço

TRATAMENTO DA ÁGUA: COMO FUNCIONA E QUAIS AS VANTAGENS?

A água é fundamental para a sobrevivência de todo o planeta, nenhum organismo vivo consegue sobreviver sem o consumo da água seja de forma indireta ou direta. É um grande fator a fim de movimentar e levar vida a todos os seres do planeta...

O planeta terra é composto em grande parte de líquido, sendo o único planeta a possuir essa substância de forma abundante e necessária para a sobrevivência humana. Ao nos depararmos com essa informação é comum pensar sobre a falta da água, sendo uma realidade distante ou inexistente, porém, menos de 3% de toda esse líquido é água doce, ou seja, não possui sal e pode ser consumida por seres humanos de modo a saciar a sede e outros benefícios oferecidos.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA ÁGUA PARA OS SERES HUMANOS?

Esse valioso líquido é fonte de vida e a sua ausência pode resultar na extinção da humanidade e de muitos outros seres vivos. Somos totalmente dependentes desse líquido, pois é combustível que nos ajuda a ter o perfeito funcionamento do nosso organismo. Veja alguns benefícios oferecidos:

  • Elimina toxinas do organismo;
  • Melhora a estética da pele;
  • Equilíbrio para a temperatura corporal;
  • Ajuda no funcionamento o metabolismo;
  • Hidrata todo o corpo e oferece disposição;
  • Ajuda no funcionamento dos rins evitando doenças como pedra nos rins.

Além de todos esses benefícios a fim do funcionamento do organismo humano, o líquido também favorece a energia nas usinas hidrelétricas, produções indústrias e produção agrícola, todos os dependentes do líquido para a sua produção.

Sem o líquido potável a existência humana estaria comprometida, pois o nosso corpo depende dessa reposição diária de modo a promover o bom funcionamento do organismo além e evitar doenças causadas pela insuficiência da ingestão de líquidos.

ORGANISMO HUMANO E O CONSUMO DE ÁGUA

Grande parte do corpo humano é composto por líquido, acima da metade da composição humana se deve a esse líquido. Mas é fundamental o líquido corporal seja reposto todos os dias, especialistas recomendam a ingestão diária seja feita com pelo menos 2 litros.

As atividades cotidianas exigem esforço do nosso corpo e fazem os líquidos existentes diminuírem e até mesmo as necessidades fisiológicas como urinar e eliminar fezes, o suor e o funcionamento dos órgãos também ajuda a reduzir o líquido corporal e por isso é necessário o consumo seja excessivo e constante.

Quando o consumo é menor, o corpo começa a apresentar diversos sinais e problemas como a pele seca por falta de hidratação, prisão de ventre, provocar cansaço excessivo e fadiga, hipertensão devido a redução da circulação de sangue, problemas no funcionamento dos rins causando pedras e outros danos, dores nas articulações, enxaquecas devido a dilação do vasos sanguíneos.

Todos esses e outros sintomas são causados pela falta de consumo da água e como vimos, pode ser muito prejudicial para a saúde humana levando a falta de consumo para problemas de saúde ainda maiores.

QUAL A MELHOR ÁGUA PARA CONSUMO?

Existem dois tipos de líquido: o doce e o salgado, podendo ser consumida apenas a água doce e potável, ou seja, livre de microorganismos, impurezas, e sais minerais sendo ideal ao consumo humano.

Todo líquido potável passou por um tratamento e por isso é a mais indicada ao consumo, pois estão livres de substâncias prejudiciais para o funcionamento do organismo, por isso, os líquidos de rios e represas não são indicadas para consumo, pois não são tratadas e podem causar alguns efeitos negativos como diarreia, vômitos, hepatite A, infecções intestinais, entre outros.

É necessário desconfiar da origem, antes de ingerir e para saber se está contaminada, alguns aspectos podem ser analisados como o cheiro, coloração diferenciada e se há algum componente diferente, como a lama, entre outros.

As impurezas encontradas nesse líquido, tem como principal motivo a poluição do planeta, pois tem aumentado cada vez mais devido ao descarte incorreto de sujeiras e muitos outros fatores contribuintes para a contaminação inviabilizando o consumo.

Mas para viabilizar o consumo, existe o tratamento da água, antes de ser ingerida pelas pessoas e isso diminui o risco de infecções e outras doenças e o os benefícios para o corpo humano só aumentem.

O QUE É E COMO FUNCIONA O TRATAMENTO DA ÁGUA?

É um processo extenso e poucas imaginam como deve ser ou até mesmo nem pensam em todo esse processo existe para tornar o líquido mais puro para o consumo exista. Mas para que isso ocorra é necessário muitos procedimento fisicos e quimicos.

Além do consumo para o funcionamento humano, precisamos pensar também no uso do líquido para a produção de alimentos, para a lavagem de carros, para o funcionamento de máquinas industriais, pois são inúmeras as formas de uso e consumo.

A única fonte de água natural podendo ser ingerida diretamente sem a necessidade do tratamento da água são as dos poços artesianos, pois o próprio solo se encarrega de extrair impurezas como se fosse um filtro natural, mas para garantir a eliminação de alguma toxina é possível adicionar cloro e flúor.

QUAIS SÃO AS FORMAS DE TRATAMENTO DA ÁGUA

São dois tipos de tratamento da água (ETA) sua principal função é eliminar as impurezas da água doce e o tratamento de esgoto (ETE) com o objetivo de purificar as águas provenientes do esgoto para retornarem para os rios e causem menor impacto negativo no planeta.

COMO É INICIADO O TRATAMENTO DA ÁGUA?

Existem três fases fundamentais para o processo de purificação até se transformar em líquido potável e chegue até as residências, são elas: captação, tratamento da água e distribuição.

A captação ocorre por meio de um conjunto de tubos responsáveis por recolher os líquidos dos rios, nascentes, lagos e poços. Após captar esses líquidos a adutora (tubo responsável pela captação e transporte de líquidos e gases) transfere para o reservatório onde será feito o tratamento da água.

No processo de transferência, a adutora filtra componentes grandes existentes no líquidos, como galhos, objetos, animais mortos, entre outros. Isso ocorre pois a adutora possui grades enormes a fim de impedir a passagem.

QUAIS AS ETAPAS DO PROCESSO DE TRATAMENTO DA ÁGUA?

São diversas etapas a captação da água e cada uma com sua particularidade, a fim de fazer toda a diferença no resultado final para ser ingerida pelos seres humanos. São muitos os profissionais envolvidos nesse processo como, químicos, biólogos entre outros participantes do processo de tratamento da água. A seguir conheça melhor sobre cada fase desse processo muito importante:

OXIDAÇÃO

É a primeira etapa do processo e nessa fase o cloro é misturado na água para oxidar os metais, pois passam despercebidos a olho nu quando se dissolvem na água, os mais comuns são o ferro e o manganês.

COAGULAÇÃO E FLOCULAÇÃO

Uma espécie de sal, a qual chamamos de sulfato de alumínio e quando misturado na água facilita a identificação de impurezas, pois faz com que sejam centralizadas e agrupadas com um formato de floco gelatinoso, o que colabora para a remoção e retirada total dessas substâncias impuras.

DECANTAÇÃO

Nessa fase os flocos impuros formados na fase anterior passam em lentidão pelos decantadores que separam com a ajuda da gravidade as impurezas da água devido esses flocos possuírem uma estrutura mais sólida que a água e isso facilita sua remoção.

FILTRAÇÃO

Após a passagem pelos decantadores, a água passa por um filtro que possui três camadas que são constituídas por areia, cascalho e carvão que ajudam no processo de remoção de algumas impurezas e substâncias que agregaram odor e sabor durante as etapas anteriores.

DESINFECÇÃO OU CLORAÇÃO

Para que não apresente riscos à saúde, como infecções, a água é submetida a substâncias desinfetantes como cloro, íons de prata e luz ultravioleta, que elimina microorganismos que podem causar inúmeras doenças.

FLUORETAÇÃO

Nessa fase a água já encontra-se potável após passar pelo processo anterior de filtração, ou seja, já pode ser ingerida sem apresentar riscos a saúde. Mas para prevenir a cárie dentária com o consumo de água é misturado o flúor o que ajuda a manter a saúde dentária da população.

CORREÇÃO DO PH

Nessa fase, é misturado o cal hidratado na água, o que ajuda a diminuir a acidez e corrigir o PH do líquido, fazendo com que as substâncias da água estejam equilibradas e não causem nenhum desequilíbrio no organismo humano.

ORTOPOLIFOSFATO DE SÓDIO

A substância Tem como função diminuir componentes do metal na água e geralmente é misturada no final do processo de tratamento da água a fim de não prejudicar a tubulação evitando que sofra corrosão e oxidação.

CONSUMO DE ÁGUA INCORRETO, O QUE PODE CAUSAR?

Quando o consumo é feito de forma incorreta pode ser muito prejudicial a saúde, o que seria par benefício passa a ser uma ameaça para o corpo devido a contaminação de microorganismos como os vermes, entre outros que são invisíveis a olho nu.

Um verme muito perigoso para a saúde e que pode ser encontrado na água são os esquistossomos conhecidos por causar a doença conhecida como barriga d’água que ocasiona o acúmulo de líquido em excesso na região do abdômen.

Além desses vermes existe a possibilidade de toxinas como o mercúrio que é um metal e que pode ser venenoso, entre outras substâncias que são negativas para o organismo.

.

Muitas pessoas após ingerir água a qual não sabem a origem sente sintomas parecidos como a de uma virose como vômitos e diarreias, mas muitos desses sintomas podem estar ligados com a ingestão de água contaminada.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO DA ÁGUA?

Muitas pessoas ao ingerir a água não sabem que esse líquido foi submetido a diversas e etapas e quão são importantes para a saúde evitando que tenhamos contato com vírus, bactérias, vermes e substâncias venenosas e prejudiciais ao organismo humano.

Se esse procedimento não fosse feito grande parte população estaria contaminada com algum microorganismo e apresentaria algum tipo de doença relacionada. Por isso, em meio a tanta poluição o tratamento a água se faz necessário para a sobrevivência humana com qualidade.

QUAIS SÃO OS CUIDADOS COM O TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO?

Como vimos nas etapas o tratamento da água é transportada por tubulações e é necessário que esse meio de transporte e armazenamento tenha devida atenção que seja higienizada e não esteja com aspecto velho e em más condições.

Além disso, é importante que as caixas d'água sejam limpas com frequência de pelo menos seis meses e para isso existem empresas especializadas em fazer a limpeza das caixas d'água o que evita impurezas no armazenamento.

A limpeza da caixa da água pode ser feita de forma caseira, sendo necessário fechar as tubulações e esvaziar a caixa, após isso, com um pano limpo pode ser aplicado cloro em toda as extremidades e deixar o produto agir por pelo menos uma hora quando finalizado enxágue bem até que todo o produto seja eliminado e é importante que a tampa esteja sempre fechada para evitar contato com impurezas ou animais.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE ECONOMIZAR ?

O desperdício de água só vem aumentando e se trata de um grande problema ambiental, o que poucas pessoas imaginam é que a água potável do planeta está sujeita a escassez e que passa por tanto processo para que ser ingerida.

É importante que todos se conscientizem e tomem pequenas atitudes que vão fazer diferença e valorizar todo o processo de tratamento da água sabendo identificar o quanto é importante para nossa sobrevivência.

Atitudes simples como reduzir o tempo no banho, desligar a torneira ao escovar os dentes, reutilizar a água para lavagem de carro e calçadas, são pequenas atitudes no dia a dia que fazem a diferença e que melhoram as questões ambientais.

Além de economizar outro fator muito importante trata-se da poluição ambiental que vem destruindo cada vez mais a natureza, poluindo rios, nascentes poços, o que dificulta ainda mais no processo de tratamento da água.

O tratamento da água facilitou muito o consumo e faz com que tenhamos líquido potável todos os dias disponíveis em nossas casas e além de nos ajudar a realizar as tarefas do dia a dia, promove mais saúde e bem estar devido a facilidade e qualidade as quais são oferecidas.




Regiões onde a Tratamento de Água e Efluentes atende Porta de Aço:

  • Selecione a região do Brasil

Regiões onde a Tratamento de Água e Efluentes atende Porta de Aço:

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe