Tratamento de água por osmose

TRATAMENTO DE ÁGUA POR OSMOSE REVERSA

Faça uma cotação de Tratamento de água por osmose, você vai encontrar nos resultados das buscas do Soluções Industriais, compare hoje mesmo com mais de 50 indústrias ao mesmo tempo

Possuindo centenas de fornecedores, o Soluções Industriais é a solução B2B mais interativo do segmento. Para fazer uma cotação de Tratamento de água por osmose, selecione um dos anuciantes listados abaixo:

TRATAMENTO DE ÁGUA POR OSMOSE

A osmose é um processo natural e ocorre quando dois líquidos com diversos concentrações de soluto são separados por uma membrana semipermeável. O líquido da solução menos concentrada flui através da membrana para a solução mais concentrada, a fim de conquistar equilíbrio. O líquido continuará fluindo até que ambas as soluções possuam a mesma concentração.

A osmose reversa ocorre quando aplicamos uma pressão na solução de maior concentração, invertendo o fluxo natural do líquido, fazendo que com ele flua da solução mais concentrada para a menos concentrada. Isso provoca o aumento do volume da solução menos concentrada, diminuindo ainda mais a sua concentração e, consequentemente, elevando ainda mais a concentração da outra solução.

Osmose Reversa na prática

Na prática, a osmose reversa é aplicada como um processo de filtração cruzado. Uma bomba de alta pressão alimenta continuamente o sistema de membrana (vaso de pressão + membrana de osmose reversa). Dentro do sistema de membrana, a água de alimentação é dividida em um fluxo de baixa salinidade chamado permeado e um fluxo de alta salinidade chamado concentrado ou rejeito. O sistema ainda possui uma válvula reguladora que controla a vazão da água de alimentação que irá para o fluxo de concentrado e que afeta o volume de permeado que será obtido em função da vazão de alimentação.

Termos TÉCNICOS

  • Alimentação (vazão: m³/h ou gpm): quantidade de água introduzida na membrana ou no sistema de membranas.
  • Concentrado ou rejeito (vazão: m³/h ou gpm): quantidade de água que sai da membrana e que possui um concentração de sais superior à concentração da água de alimentação.
  • Permeado (vazão: m³/h ou gpm): quantidade de água purificada produzida pelo sistema de membranas.
  • Taxa de recuperação (%): porcentagem da água de alimentação que é convertida em permeado.
  • Taxa de rejeição (%): porcentagem de soluto removida pela membrana ou pelo sistema de membranas.
  • Taxa de passagem (%): o oposto da taxa de rejeição, é a porcentagem de soluto que passou pela membrana e permaneceu no permeado.
  • Flux (l/m²h ou gfd): razão de permeado por unidade de área da membrana.

Mecanismo de Funcionamento

O mecanismo mais aceito, dentre outros, é o da solubilização e difusão molecular. Cada molécula da solução a tratar, se dissolve na membrana, segundo Leis de distribuição e equilíbrio, se difundindo através dela, em função dos diferenciais de concentração e pressão, existentes em cada lado da membrana.

Portanto, o bom funcionamento da osmose reversa é em função dos gradientes de concentração e pressão, entre a água salinizada (denominada rejeito) e a água produzida (denominada permeado).
Tipos de Membranas utilizadas existem vários tipos de membranas, podendo ser citadas as do tipo:
– Acetato de Celulose
– Poliamidas Aromáticas-Aramidas
– Poliamidas Hidrazidas: por serem fibras finas e ocas, possue uma estrutura, porém fechada, possibilitando trabalhar com água do mar com salinidade de 45.000 ppm.
– Poliamida de composição avançada
– Polisulfonas – polisulfonadas:

Desempenho das Membranas

As causas abaixo podem alterar o desempenho e o tempo de vida das membranas utilizadas como osmose reversa.
– ph da água: a variação de ph nas faixas altamente ácidas ou altamente alcalinas afeta as diferentes membranas utilizadas.
– Temperatura: As membranas de acetato de celulose se hidrolizam, quando a temperatura da água excede 30º.
– Compactação ou Deformação Física: estes problemas podem acontecer nas membranas, quando as pressões de bombeamento da água bruta excedem de 90 kgf/cm2.
– Cloro livre: sendo o cloro livre um agente oxidante energético, ele pode afetar a maioria das membranas, sendo nestes casos, necessária a decloração da água bruta. – Fouling: É produzido no interior da membrana, pela associação de sólidos suspensos e material biológico.
Evitá-lo, utilizando cloração e posterior decloração da água bruta e filtrando em malha de 0,2 µm.
– Incrustações: na malha de membrana, a água bruta precipita dureza temporária, carbonato de cálcio e hidróxido de magnésio e dureza permanente, sulfato de cálcio. A dureza temporária é impedida de precipitar, trabalhando-se com valores de ph da água bruta, entre 4,5 – 5,0. A dureza permanente é impedida de precipitar, dosando-se continuamente, um antiincrustante específico para sulfato de cálcio.

Produtos Químicos para Tratamento de Água

Podem ser aplicados em sistemas de osmose reversa os seguintes tipos de produtos químicos:
– Acidulantes/alcalinizantes
– Inibidores de depósitos
– Biocidas
– Seqüestrante de cloro
– Limpeza química da membrana
O Soluções industriais possui uma linha completa de produtos químicos para utilização em sistemas de osmose reversa.


  • ETA tratamento de água

    KomaX / Salvador - BA

    ETA tratamento de água

    COTAR AGORA
  • Estações de tratamento de água

    KomaX / Salvador - BA

    Estações de tratamento de água

    COTAR AGORA
  • Coleta e destinação final de Resíduos Classe I

    VITORIA AMBIENTAL / Serra - ES

    Coleta e destinação final de Resíduos Classe I

    COTAR AGORA
  • Tratamento de água por osmose

    ATTENDANCE TECNOLOGIA PARA A VIDA / Belo Horizonte - MG

    Tratamento de água por osmose

    COTAR AGORA
Tratamento de água por osmose reversa

Tratamento de água por osmose reversa

H2X Solução em Tratamento de Água / São Bernardo do Campo - SP

O Tratamento de água por osmose reversa remove todos os agentes contaminantes nocivos à saúde. É um processo semelhante ao que ocorre com uma célula, uma membrana semipermeável absorve os componentes nocivos à saúde e deixa passar apenas a água limpa. Fenômeno natural que ocorre quando duas soluções de concentrações diferentes, como água pura e água salobra, são separadas por uma membrana semipermeável, o Tratamento de água por osmose reversa é ...

COTAR AGORA
Empresa de Hidráulica em SP

Empresa de Hidráulica em SP

HIDRAULICA OCEANO / São Paulo - SP

Atendimento exclusivo em São Paulo e ABC...

COTAR AGORA
Troca de Encanamento em SP

Troca de Encanamento em SP

HIDRAULICA OCEANO / São Paulo - SP

Atendimento exclusivo em São Paulo e ABC...

COTAR AGORA
Tratamento de água por osmoseImagem ilustrativa de Tratamento de água por osmose
Tratamento de água por osmoseImagem ilustrativa de Tratamento de água por osmose
Torre de resfriamento tratamento de água

Torre de resfriamento tratamento de água

Alpina Equipamentos Industriais / São Bernardo do Campo - SP

A torre de resfriamento tratamento de água é geralmente utilizada para resfriar ambientes específicos que necessitam de refrigeração constante. Os processos industriais deixam ambientes com níveis de temperatura mais altos, o que influencia na qualidade térmica para funcionários trabalharem. As características da torre de resfriamento são como: - Fluxo de ar é posicionado opostamente ao fluxo de água, possibilitando que o ar entre no espaço d....

COTAR AGORA
ETE - Estação de tratamento de efluentes

ETE - Estação de tratamento de efluentes

Tecwey / São Paulo - SP

ETE - Estação de tratamento de efluentes Os efluentes são resíduos poluentes produzidos por indústrias ou por redes de esgoto domésticas e que poluem o meio ambiente por meio de líquidos ou gases. A produção dessa substância é altamente prejudicial ao planeta, por isso deve ser tratado e descartado da maneira correta. A ETE - Estação de tratamento de efluentes é responsável por, de certa forma, separar o que deve ser reaproveitado do que é apen....

COTAR AGORA
Tratamento de águas de efluentes

Tratamento de águas de efluentes

Gaia Tecnologia Ambiental / Taboão da Serra - SP

O tratamento de águas de efluentes consiste em tratar as águas provenientes de processos industriais sem prejudicar o meio ambiente, através de um descarte correto ou o reuso da água no processo industrial, que é o mais vantajoso economicamente. Para o tratamento de águas de efluentes, é vital que se busque uma combinação de equipamentos de análise e controle, produtos químicos bem formulados e assistência técnica altamente qualificada. Import....

COTAR AGORA
Tratamento de Água Oleosa

Tratamento de Água Oleosa

TSL / São Paulo - SP

Importância do tratamento de águas oleosas O tratamento de água oleosa se caracteriza como uma etapa primária no processo de tratamento, necessária para adequar o teor de óleos e graxas antes do seu descarte ou do efluente ser encaminhado para o tratamento secundário. Essa água pode ser oriunda do processo de injeção em poços off-shore ou do efluente de processo produtivo industrial. Informações sobre o tratamento Para água oleosa....

COTAR AGORA
Aeradores para tratamento de efluentes

Aeradores para tratamento de efluentes

Nanoplastic / São Paulo - SP

Tratamento de efluentes Os aeradores para tratamento de efluentes são equipamentos desenvolvidos exclusivamente para ampliar a capacidade de degradação da carga orgânica em estações de tratamento de efluentes, sejam elas, novas estações ou as já existentes. A função de um sistema de aeração é, basicamente, o processo de transferir oxigênio para água que se encontra em estágio de tratamento. Vantagens em destaque Algumas vantagens do uso dos a....

COTAR AGORA
Filtro de carvão ativado para tratamento de água

Filtro de carvão ativado para tratamento de água

GABCO / São Paulo - SP

O filtro de carvão ativado para tratamento de água é um sistema fundamentado na atuação do carvão, podendo ser de origem vegetal ou mineral. A partir do direcionamento da matéria-prima, o trabalho de purificação se torna muito mais intuitivo e prático, possibilitando amplitude no uso. Aplicações e desempenho do filtro de carvão ativado para tratamento de água Com a porosidade resultante da aplicação de oxigênio, o produto possibilita a reten....

COTAR AGORA
Neutralizador de odores industriais

Neutralizador de odores industriais

Dux Controle De Odores / Cajamar - SP

O neutralizador de odores industriais é um produto que tem como principal função eliminar o mau cheiro e odores prejudiciais ou tóxicos de ambientes industriais. Trata-se de um produto atóxico, composto por óleos essenciais naturais, que atua com mecanismos de combate a esses gases. A atuação do neutralizador industrial de odores se dá pela atração molecular, através da: Condensação; Adsorção; Combinação; Decomposição de moléculas odoríferas.PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO NEUTRALIZADOR DE ODORESO.

COTAR AGORA
Tratamento de água e efluentes

Tratamento de água e efluentes

AGC Caldeiraria e Tubulação / Ribeirão Pires - SP

O serviço de Tratamento de água e efluentes permite a remoção de sujidades do líquido, devolvendo assim sua qualidade e permitindo seu uso para novas aplicações. O equipamento que realiza o tratamento para água e efluentes é produzido pela AGC Caldeiraria e Tubulação, empresa de grande experiência na área. Por ser desenvolvido dentro de todas as métricas e parâmetros de qualidade, o equipamento consegue realizar o serviço com eficiência e agili....

COTAR AGORA
Tratamento Água Caldeira Vapor

Tratamento Água Caldeira Vapor

Gaia Tecnologia Ambiental / Taboão da Serra - SP

A geração de vapor é uma das principais preocupações dos últimos tempos, no processo de evaporação, a pureza deve ser o objetivo, para não despejar impurezas pelo ar. As caldeiras são equipamentos destinados a geração de vapor que devem ter uma atenção especial, pois são vasos de pressão. Os locais mais presentes que utilizam o tratamento água caldeira vapor de águas superficiais e subterrâneas são indústrias. Pontos positivos no tratamento de....

COTAR AGORA
Tratamento de água e esgoto

Tratamento de água e esgoto

Tecwey / São Paulo - SP

Tratamento de água e esgoto O tratamento de água e esgoto é essencial para que uma grande indústria possa ser bem sucedida. Isso porque, nos dias atuais, as empresas precisam estar engajadas a questões sustentáveis para ser líder de mercado, pois seus consumidores também se preocupam muito com isso. Além disso, com um sistema para tratar a água utilizada em processos industriais, é possível reduzir os custos da empresa, já que essa água poderá s....

COTAR AGORA
Tratamento biológico de águas residuais

Tratamento biológico de águas residuais

Dux Controle De Odores / Cajamar - SP

Hoje as empresas oferecem soluções para companhias de tratamento de água industrial no Brasil. A empresa é referência nacional porque utiliza o método Bio Ultimate Control, para tratamentos de efluentes domésticos, industriais e resíduos orgânicos no geral. Trata-se de uma linha diferenciada das outras soluções fabricadas para empresas de tratamento biológico de águas residuais porque é 100% natural e emprega micronutrientes capazes de impedir a geração de odores a partir de processos biológicos.

COTAR AGORA
Tratamento de Água do Chiller

Tratamento de Água do Chiller

Gaia Tecnologia Ambiental / Taboão da Serra - SP

O chiller é necessário para o resfriamento do mosto, um dos principais elementos para a produtividade da indústria. Esse equipamento de resfriamento troca energia térmica do dispositivo com eficiência, por isso, a manutenção é fundamental para manter o produto trabalhando sem maiores problemas, o tratamento de água do chiller é fundamental para eliminar todas as incrustações e outras impurezas que danificam a tubulação. Informações adicionais d....

COTAR AGORA
Tratamento de Efluentes Líquidos Industriais

Tratamento de Efluentes Líquidos Industriais

TSL / São Paulo - SP

Processos industriais podem gerar efluentes líquidos com características específicas e contaminantes que necessitam de tratamento antes de seu lançamento em corpos receptores. Essa demanda pode ser atendida por empresas especializadas em tratamento de efluentes líquidos industriais que estabelecerá a melhor técnica a ser utilizada com base na análise do efluente gerado, nos padrões de lançamento e especificidades estabelecidas pelo cliente. O t....

COTAR AGORA
Tratamento de água

Tratamento de água

H2X Solução em Tratamento de Água / São Bernardo do Campo - SP

O serviço de Tratamento de água precisa ser realizado com equipamentos de bom desempenho e por profissionais de grande capacitação, pois somente assim é possível assegurar resultados de excelência. O que é tratamento de qualidade de água ? O tratamento de água é um processo destinado a retirar impurezas e contaminação presente na água, tornando-a própria para ser utilizada em outros setores, como por exemplo: - Lavagem de quintal; - Lavagem ....

COTAR AGORA
Projeto de tratamento de efluentes industriais

Projeto de tratamento de efluentes industriais

Dux Controle De Odores / Cajamar - SP

A linha Bio Ultimante de produtos usada em projeto de tratamento de efluentes industriais, é composta pelo produto BIO-X, desenvolvido e comercializado pela empresa. O Bio- X é composto por uma biota, com cerca de 80 famílias de bactérias 100% facultativas, onde a sua função é auxiliar no processo de tratamento biológico de lagoas, removendo a gordura presente na superfície, degradando matéria orgânica, reduzindo o volume de lodo, melhorando índices como DBO e DQO, além de eliminar odores.MAIS I.

COTAR AGORA

Veja algumas referências de Tratamento de água por osmose no youtube


Galeria de Imagens Ilustrativas referente a Tratamento de água por osmose

  • Empresa que faz tratamento de água
  • Tratamento de água de chiller industrial
  • Tratamento de água cinza para reuso
  • Torre de resfriamento tratamento de água
  • Tratamento de água oleosa
  • Empresa de tratamento de água
  • Tratamento de água de poço
  • Sistema tratamento de água
  • Tratamento da água potável
  • Tanque de fibra de vidro para tratamento de água
  • Tratamento químico da água
  • Cloro para tratamento de água para consumo humano
Estas imagens foram obtidas de bancos de imagens públicas e disponível livremente na internet

Regiões onde a Tratamento de Água e Efluentes atende Tratamento de água por osmose:

  • Selecione a região do Brasil

Regiões onde a Tratamento de Água e Efluentes atende Tratamento de água por osmose:

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe